É comum identificar falhas nos processos e resultados organizacionais, que na maioria dos casos, se adentrarem na causa, são voltados para ausência de preparo e capacitação da equipe de trabalho.
Algumas empresas encaram os erros como motivos de substituição imediata do colaborador e não acreditam que a capacitação pode gerar grandes mudanças de comportamento e posicionamento, e sim veem como custo para a empresa. Isso é uma grande armadilha!
Porém, existem casos de empresas que já perceberam que o sucesso do seu negócio está atrelado às competências de sua equipe, sendo elas responsáveis por vender seu produto ou realiz ar o controle financeiro ou até mesmo fidelizar seu cliente.
Cada vez mais programas de treinamento e desenvolvimento são incluídos no planejamento estratégico das empresas como forma de aperfeiçoar seus colaboradores. Dentre eles, os que recebem maior foco são os programas de desenvolvimento de líderes. De acordo com um estudo “O panorama do treinamento no Brasil“ realizado pela ABTD, 40% das ações de desenvolvimento estão voltadas para as lideranças, sendo estas divididas em diferentes níveis e complexidade de gestão. Esse cenário deverá ser mantido para este ano, já que as empresas têm procurado aperfeiçoar sua equipe de gestão para superar as dificuldades impostas pela crise econômica.
Com esse processo de desenvolvimento, os líderes conseguem melhorar seus processos internos, reduzir custos e, principalmente, aperfeiçoar sua equipe. Para garantir a eficácia no investimento é importante estar claro o público-alvo que será trabalhado, qual retornoa empresa deseja adquirir do programa e a metodologia a ser utilizada. Todas as etapas mencionadas precisam estar ligadas principalmente à cultura organizacional.