O mundo está mudando!
Desde a década de 1980 é possível notar um maior impacto das tecnologias no mundo corporativo, o que tem provocou um novo olhar para o capital humano das empresas e a necessidade de adaptar a administração dos negócios para uma era “menos linha de produção”, ou seja, mais eficácia para superar a concorrência.
É possível perceber a transição do industrial para serviços, onde ocorre uma transformação digital: mobilidade, plataformas sociais, big data e cloudcomputing. As ondas de desenvolvimento tecnológico criaram demandas mais exigentes e crescimento acelerado para as empresas e o mercado em que estão inseridas, além das mudanças de comportamento dos clientes e stakeholders.
Para atender o público as empresas precisam criar novas propostas de valores e experiências para continuar atendendo os seus clientes, além da necessidade de inovação constante. E isto gerou a necessidade de redesenhar os modelos de operações das empresas, que perceberam que os colaboradores da ponta, a parte operacional do negócio, podem contribuir diretamente para o nível estratégico.
Cinco tendências da Educação Corporativa
Para entendermos as mudanças que estão ocorrendo e como o departamento de Treinamento e Desenvolvimento evoluiu, listamos aqui as dez tendências da Educação Corporativa.
01. Ferramentas Colaborativas Digitais
Basicamente as ferramentas colaborativas digitais auxiliam em três pontos:
Recrutamento e seleção: Divulgação de vagas, indicações e melhor comunicação com gestores e profissionais de RH;
Inovação: Ideias dos colaboradores que atuam diretamentamente no operacional chegam aos cargos mais altos (estratégico) sem tanta burocracia, que podem aumentar os lucros no curto prazo;
Experiência e Conhecimento: Banco de dados onde é possível contribuir e acessar livremente informações e conteúdos das atividades executadas cotidianamente. Seria uma evolução dos manuais e normativos impressos, sendo muito mais interativos, além de motivar os colaboradores porque os mesmos são ativos no processo.
02. Gamificação
O termo Gamificação se refere às dinâmicas e mecânicas de jogos para engajar as pessoas para aprender e melhorar ações.
Somos atraídos por jogos desde que nascemos, sendo estes, digitais ou analógicos, porque é uma forma divertida de aprender, interagir, desenvolver a competição saudável e ser recompensado.
A ideia de utilizar esta metodologia na educação corporativa visa despertar o interesse dos colaboradores, engajar nas atividades, criar um ambiente propício para aprender, estimulando a absorção e retenção dos conteúdos. A gamificação promove também uma mudança de comportamento para os colaboradores, porque estes precisam simular situações e vivências de acordo com o proposto.
03. Sala de aula invertida
Para quem pensa que o treinamento presencial vai sair de moda está enganado. A sala de aula está sendo transformada para que os momentos presenciais sejam melhor aproveitados e a figura do professor se transforma de um “passador de conteúdo” para um facilitador, tirando dúvidas, desenvolvendo raciocínios e discussões.
O processo da sala aula invertida funciona através de preparação em casa, oriunda de uma tarefa de casa e o espaço presencial serve para ser mais participativa e produtiva.
04. Neuropsicologia
Este campo da ciência busca entender como funciona o cérebro, memória e pensamento aplicados à aprendizagem.
Cada vez mais a Neuropsicologia revolucionará a maneira como aplicamos os treinamentos e como criar ferramentas que maximizam a aprendizagem, inclusive para recrutamento e seleção de colaboradores para áreas específicas que necessitem de determinadas competências para realizar as atividades.
05. Multidisciplinariedade
A multidisciplinaridade é uma exigência cada vez maior das empresas, que visam colaboradores com conhecimentos diversos em diferentes áreas para agregar as atividades e colaborarem com o planejamento estratégico da empresa.
Fonte: RH Portal