A criatividade é o combustível da inovação. Seja no RH ou em qualquer outra área da empresa, é imprescindível conhecer ferramentas e boas práticas para estimular os colaboradores a soltar os “sucos criativos”.
Inovação e tomada de decisão eficientes são somente duas vantagens de contar com uma equipe que consegue encontrar inspiração em coisas mundanas através do Brainstorm no RH.
Por isso, neste texto, falaremos sobre algumas práticas e ferramentas que o seu time pode utilizar para deixar as reuniões de “tempestade de ideias” mais produtivas, sejam elas presenciais ou virtuais.
Vamos lá?
O que é brainstorm
Brainstorm, de maneira simples, é uma técnica de compartilhamento de ideias com o objetivo de solucionar um problema. A filosofia por trás dessa técnica é a máxima “duas cabeças pensam melhor do que uma”.
É importante que esse ambiente seja livre de críticas, já que é importante que os colaboradores se sintam em um ambiente seguro.
E para proporcionar esse ambiente, é importante ter em mente como fazer um brainstorm efetivo. Conheça mais sobre essa técnica abaixo.
Como fazer um brainstorm na prática
Antes de começar a reunião em si, é importante comunicar a todos o caráter do brainstorm de antemão, dessa forma, todos chegam familiarizados com a questão.
Depois disso, é importante encontrar um ambiente confortável e sem distrações. Agora, é só dar início.
1) Apresente o problema
Com todos reunidos, o mediador do brainstorm deve apresentar o escopo do problema e o objetivo da sessão.
Ademais, esse colaborador também deve prestar atenção para que o assunto não desvie para temas secundários.
2) Coordenar a discussão
O moderador do RH deve ter atenção para que todos os colaboradores tenham espaço para propor e defender suas ideias.
Ademais, é importante lembrar que isso não é uma palestra.
3) Registre tudo
Um brainstorm pode ser bastante dinâmico, sendo assim, é importante registrar todas as ideias, mesmo que sejam somente tópicos.
Para te ajudar nessa missão, listamos algumas técnicas para você colocar em prática na sua próxima reunião de brainstorm com a equipe de RH.
Principais técnicas para brainstorming
Análise SWOT
A análise SWOT é uma técnica de mapeamento com o objetivo de criar uma representação gráfica das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um negócio.
Ela é perfeita para gerar uma compreensão geral e aprofundada sobre o problema e suas possíveis soluções.
Método do Gatilho
Utilizando esse método, o mediador pede diversas ideias iniciais de todos os participantes. Delas, as soluções mais promissoras são selecionadas e voltam para a discussão a fim de lapidar a ideia.
Post-its ou Miro
A técnica do post-its é uma das melhores formas de fazer um brainstorm online, além de trazer mais visibilidade para as ideias discutidas, também permite uma participação mais ativa.
Aqui, todos tem um bloquinho de notas adesivas e uma caneta e colam suas ideias em um quadro. Isso é facilmente feito de forma digital utilizando ferramentas como Miro ou mesmo a Jamboard da Google.
Brainstorm oposto
Talvez esse seja um dos métodos mais divertidos. Aqui, o colaborador precisa pensar em formas de piorar o problema.
Pode parecer uma abordagem meio esquisita, mas certamente tem bastante potencial para gerar insights interessantes.
Curioso para saber como o seu RH pode ser ainda melhor? Que tal fazer uma sessão de brainstorm com o Personal RH?
Solicite agora um Diagnóstico do seu RH totalmente gratuito! Aproveite essa oportunidade.